sábado, 19 de julho de 2008

Futuro

Amanhã, a palavra flutua no ar por um momento, ao mesmo tempo promessa e ameaça. Depois vai embora como um barquinho de papel levado pela água que bate lambendo seus tornozelos.

Está escuro, mas, dentro do coração de Bhima, o dia nasce.

A distância entre nós - Thrity Umrigar

Gentileza

lEle ganhou meu carinho para todo o sempre no dia em que nos conhecemos, quando eu estava frustrada com minha incapacidade para encontrar as palavras que queria em italiano, e ele pôs a mão no meu braço e disse:

- Liz, você tem que ser gentil com você mesma quando estiver aprendendo alguma coisa nova.

comer, rezar e amar - Elizabeth Gilbert

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Minha tia tem 94 anos, e é uma graçinha. Mas seu coração estava pregando algumas peças, em alguns minutos batia forte e robusto, em outros fraquinho, fraquinho, agora com o marca-passo, tudo deve melhorar e como ela é muito forte, deve chegar aos 100 anos. Por estar no hospital desde o fim de Maio, seu cabelo está branquinho, deixando-a muito chateada, pois toda vaidosa não quer nem saber de ver branco na sua cabeça. Ontem, quando a visitei, estava reclamando que suas unhas da mão estavam péssimas, como ela ia operar daquele jeito, não é fofa?

Tia, espero ainda tomar muito do seu cafezinho, o melhor que tomei até hoje.

....

Correu tudo bem e minha tia já está no quarto com seu marcapasso.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Vida

Minha tia que tem 94 anos vai colocar marca-passo amanhã. O que podiamos fazer, fizemos agora é só rezar.

sábado, 12 de julho de 2008

Elegância

Se alguém ascendesse na hierarquia  social na proporção de sua incompetência, garanto a vocês que o mundo não giraria como gira. Mas o problema não é esse. O que essa frase quer dizer não é que os incompetentes têm lugar ao sol, é que nada é mais duro e injusto do que a realidade humana: os homens vivem num mundo em que são as palavras, e não os atos, que têm poder, em que a competência última é o dominio da linguagem. É terrível, porque na verdade somos uns primatas programados para comer, dormir, nos reproduzir, conquistar e tornar seguro nosso território, e os mais dotados para isso, os mais animais entre todos nós, são sempre passados para trás pelos outros, por esses que falam bem, quando, na realidade, seriam incapazes de defender seu jardim, de trazer um coelho para o jantar ou de procriar corretamente. Os homens vivem num mundo em que são os fracos que dominam. É uma injúria terrível ã nossa natureza animal, um gênero de perversão, de contradição profunda.

.....

A sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes.

...

Aí vai, portanto, meu pensamento profundo do dia: é a primeira vez que encontro alguém que procura as pessoas e que vê além. Isso pode parecer trivial, mas acho, mesmo assim que é profundo. Nunca vemos além de nossas certezas e, mais grave ainda, renunciamos ao encontro, apenas encontramos a nós mesmos sem nos reconhecer nesses espelhos permanentes.

                                                                                             Paloma Josse

....

"Elas não me reconheceram", digo.                                                                                     Paro no meio da calçada, completamente sonza. 

"Elas não me reconheceram", repito. Ele também pára, e minha mão continua sobre seu braço. 

"É porque nunca a viram", ele me diz. "Mas eu a reconheceria em qualquer circunstância".

                                                                                      Sra. Michel e Sr. Ozu

A elegância do ouriço - Muriel Barbery                                                      

Doçura

O melhor lugar do mundo é um só: perto daquele que amamos.

...

TEHMINA ADORAVA IR AO MERCADO do produtor. Ali se sentia à vontade e humana. A Água suja e parada no chão, os gritos do vendedores competindo pelos fregueses para que estes experimentassem seus produtos, até o cheiro das frutas apodrecidas e do peixe fresco, tudo lhe parecia familiar. Fazer compras nessa feira era como fazer compras em Bombaim - muito barullho, tudo apinhado de gente, um zumbido de atividade. Pegar frutas e legumes, barganhar com os barraqueiros de vez em quando, provar as amostras de frutas picadas que eles ofereciam, tudo a fazia sentir-se humana, como se o mercado estivesse cravado numa parte do mundo que ela ainda podia reconhecer e na qual vivia.

...

Sem que ela o procurasse, um poema de Omar Khayyam lhe veio ã lembrança:

  Move-se a mão que escreve e, tendo escrito,

  Segue adiante: nem toda a tua Piedade ou teu Saber

  A atrairão de volta, para que risque sequer metade de uma linha;

  Nem todas as tuas Lágrimas lavarão uma só de suas Palavras.

         A doçura do mundo de Thrity Umrigar

Paraíso

Um pouco do paraíso.

Tem...

Barra Grande 2008 092  Rede

Barra Grande 2008 109CoqueirosBarra Grande 2008 173BarraquinhasBarra Grande 2008 191 Gente FelizBarra Grande 2008 159  TradiçãoBarra Grande 2008 195IgrejaBarra Grande 2008 196  PadroeiroBarra Grande 2008 218 BarcosBarra Grande 2008 243Lindas Paisagens

Barra Grande 2008 252 Arco-íris

Barra Grande 2008 254 Mais arco-íris

Barra Grande 2008 256 e mais ainda

Barra Grande 2008 302 beija-flor

Barra Grande 2008 306 jangada

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Aos amigos

A internet por aqui anda mais ou menos, consigo atualizar o blog aos trancos e barrancos, por isso a falta de respostas e visitas aos seus blogs, logo estarei de volta e tudo volta ao normal. Agradeço aqui minhas visitas que continuam persistentes, não me abandonem....Beijos a todas(os) e tenham um ótimo final de semana.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Lima e os amigos

Depois de tudo falado, não posso deixar de dar crédito aos meus companheiros de viagem, Ju, Sil e Gian, os grandes resposáveis pelo sucesso da mesma. Sem eles o encanto não seria percebido.

Meninos, vocês fazem a diferença.

Lima e nossos passeios

Não foi só a comida que tornou a viagem encantadora, os passeios que fizemos contribuíram para que isso acontecesse.

Passeando por Miraflores, à beira do Pacifico , bem, nem tão á beira, pois existe um barranco enorme onde a cidade está, não vi casas à beira-mar, observa-se o oceano de cima em belas praças.
Fomos andando por uma longa avenida, passamos por belas praças, um clube , pelo Parque do amor, onde 3 desejos são garantidos ao casal que se beijar durante o pôr do sol , de olhos fechados e permanecer sem abri-los até que o sol se vá. Chegamos ao shopping Larcomar, situado abaixo do parque Salazar, para não tirar a linda vista do local o shopping é subterrâneo e aberto com vários terraços com vista do mar. Lá encontramos belas peças de artesanato local e várias peças de roupa confeccionadas com lã de alpaca. Peças belíssimas, quase comprei um cachecol, mas estava carro e desisti. Sentamos num café e ficamos por lá até voltar ao hotel. Esse foi nosso primeiro passeio.

No nosso segundo dia em Lima, tentamos contratar alguns passeios mas não conseguimos. Queríamos ir ao Cerro San Cristovan, mas fomos desaconselhados , muito lindo porém muito perigoso, então resolvemos passear por perto enquanto , Dna Margarida, funcionária do hotel, tentava fechar um passeio para Islas Palomino refugio natural e habitat de uma grande população de lobos marinhos e aves. No meio de nosso passeio, onde visitamos a praça Saint Martim e 2 igrejas, recebemos a confirmação do passeio para as Islas com saída às 13:00 h.

O guias nos pegou no hotel e rumamos para o porto de Callao, cidade vizinha, onde nos esperava um barquinho que nos levaria até a lancha que seria nosso transporte para o habitat dos lobos marinhos. O Sil nos brindou com muitas risadas, ao tentar entrar no barco, parecia um dançarino pois o barco não parava no porto e ele não conseguia entrar, dançando de um lado a outro.
A passagem do barco para a lancha foi tranquila, sem risadas ou tombos previamente previstos por nós, após a dança do Sil.

No início da viagem, o comandante nos deu um remédio para enjôo e todos tomamos sem questionar, mas logo vieram as brincadeiras, seria mesmo para enjoo, ou um sonífero para nos apagar e sermos sequestrados, totalmente sem noção... Passamos por duas ilhas antes do nosso destino uma hospeda uma base naval , outra, a residência de verão do presidente peruano e r uma cadeia, desativada, tipo Alcatraz e finalmente chegamos a isla Palomino.

O lugar tem um cheiro insuportável , que nem consigo respirar pelo nariz, só pela boca, mas o espetáculo do lobos marinhos compensa o mau-cheiro. São muitos, cobrem praticamente toda parte baixa da ilha, são brincalhões e barulhentos, seguem o barco, se não estivesse muito frio poderíamos pular na agua e ficar brincando com eles. Foi um lindo passeio mas um pouco demorado.
Callao era uma cidade maior, quando por volta de 1700 foi reduzida por terremotos e tsunami, parte da cidade encontra-se submersa.

No nosso terceiro passeio fomos para Pachacamac . Pegamos uma excursão em inglês, eram vários americanos, uma peruana e nós, interação quase nenhuma, rsrsrs. Pachacamac é um lugar religioso que pertencia a nação Ichmay que foi conquistada pelos Incas por volta de 1470. O templo do Sol e o Achilahuasi, casa das virgens e sede das mulheres dedicadas ao culto do sol, foram construídos pelos Incas. Do topo do tempo do Sol, temos uma bela vista do Pacifico e da Vila El Salvador. Para saber mais: http://www.naya.org.ar/peru/pch_tpintado.htm

No mesmo dia, após o almoço , fizemos um city tour. Fazia muito tempo que não participava de um city tour tão interessante, normalmente são sempre mais ou menos, esse foi ótimo, tivemos um excelente guia. Passamos pela praça San Martin, Gran Hotel Bolivar (dizem responsável pela descoberta do Pisco Sauer), Plaza Mayor, onde se encontra a Catedral de Lima, Casa do Presidente, Bispado e a prefeitura, dessa praça andamos até o Monastério e Igreja de São Francisco rodeada de pombos e onde visitamos suas catacumbas cheia de ossos urgh!!!!