sábado, 28 de junho de 2008

Lima e a gastronomia

Lima nos presenteou com uma gastronomia fantástica, com seus ceviches, abacate no guacamole e também com frutos do mar, seu milho negro transformado no doce tipico massa mora morada, frutos do mar em abundância, seus molhos picantes e sua tradicional bebida, o pisco.

Fomos a ótimos restaurantes, sendo dois deles indicados por uma amiga do Jú, que estuda Gastronomia e que ficou encantada com o chef Gastón Acurio após participar de uma palestra ministrada por ele.
O primeiro escolhido, assim que chegamos a Lima, foi La Mar – cevicheria, um lugar adorável com um menu que incluí os pratos típicos peruanos de frutos do mar , mais algumas criações de sushi, risoto e massas com frutos do mar, além do prato que dá fama ao restaurante o ceviche , do tradicional ao contemporâneo. Os pratos são abundantes, acessíveis e deliciosos.
Todos queriam experimentar o ceviche, então escolhemos um ceviche misto e também um risoto de frutos do mar, pois o Sil adora arroz, tivemos também como petiscos, lula a dore, milho frito e chips de banana, batata, abobora com molhos. E a sobremesa , não fugiu a regra , um delicioso doce de leite com suspiro forte de limão e um exótico doce de cherimoya, fruta natural do Andes peruano.

E foi aqui também que tomamons nosso primeiro Pisco Sauer, delicioso , mas como disse um guia local sobre o mesmo: “one, two , three, floor”, o que para mim significou “one,floor” (hehehe), um pisco foi suficiente para me embebedar....

O segundo restaurante indicado foi Astrid & Gaston mais chique, só atende com reserva e por causa disso quase ficamos sem jantar, os meninos fizeram a reserva em São Paulo, mas ao chegarmos cadê a tal, nada de reserva, como o povo peruano é extremamente atencioso, nos aceitaram assim mesmo, apesar de ficarem com uma cara de “belo golpe”, rsrsrsr. Enfim o jantar foi delicioso e o maitrê nos presenteou com o doce Massa mora morada, que tanto queríamos experimentar. Disse presenteou, pois tinham muito pouco do doce e ele não quis cobrar ofereceu somente para conhecermos. Além do tão esperado doce, comi um arroz doce delicioso, com algum tempero diferente que não consegui identificar, o Jú acha que é baunilha , não sei...

Outro restaurante por onde passamos , o Julius , onde encontramos comidas tipicas do Peru e novamente o Pisco Sauer. Aqui comemos mais um prato famoso o agi de galinha e o guacamole e repetimos aqui os doces que gostamos arroz c/ leite, Massa mora morada e doce de leite com suspiro.

Achamos a comida em Lima, muito saborosa e acessível.

Nenhum comentário: