sábado, 28 de junho de 2008

Lima

A viagem seria para Bariloche, todos querendo curtir um pouco de neve, mas acabamos em Lima, que a princípio não me entusiasmou em nada, mas valeria pela boa companhia, no final, tive uma surpresa e tanto , Lima se mostrou encantadora. Uma cidade limpa, charmosa e muito receptiva.

A cidade está um canteiro de obras, por conta de um congresso ou sei lá o que, que acontecerá em Setembro e por conta disso o trânsito estava caótico, mas não ao ponto de estragar nosso passeio. Uma curiosidade, Lima é o lugar que mais se ouvem buzinas, os motoristas estão constantemente buzinando, qualquer movimento estranho , lá vai uma buzinada, o farol acaba de abrir e o carro que se encontra lá pela 4a. ou 5a. fila se põe a buzinar, muito estranho como os peruanos conduzem seus automóveis.

Todos na cidade são super prestativos, sempre sorridentes e prontos a ajudar. A moeda do Peru é o Sol, isso mesmo, o nome da moeda é Sol, poético e assim toda a Lima e os arredores que visitamos.


Mais um pouquinho de lima, tirado daqui: http://www.enjoyperu.com/portugues/guiadestinos/lima/intro/index-p.htm


LIMA

Viagem e Férias

Lima, há mais de 400 anos atrás, foi chamada da Cidade do Reis pelo cosquistador Espanhol Francisco Pizarro. Hoje, aquela mesma cidade que surgiu nas terras do cacique indígena Taulischusco, é uma metrópole de mais de 7 milhões de habitantes que conserva com orgulho os seus conventos e grandes casas coloniais, símbolos da sua velha e nobre tradição.

Fundada em 18 Janeiro de 1535, Lima, a capital do Peru, é uma cidade moderna em crescimento constante, mas ao mesmo tempo sabe manter a riqueza, do seu Centro Histórico , o qual foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, pois ela é um remoinho encantador , rodeado de monumentos artísticos incomparáveis.
A Catedral que começou a ser construída o mesmo dia da fundação da cidade; a igreja e convento de São Francisco, considerados pela unidade do volume e color como o grupo arquitetônico mais perfeito em hispanoamérica, e Santo Domingo , com um claustro principal muito bonito, são apenas algumas das jóias de valor incalculável que comprovam a fé da cidade de Lima.

E assim como também as igrejas comprovam a fé, as grandes casas Limenhas como a Casa Aliaga, constuida no adoratorio para o curaca Taulichusco; a Casa Goyoneche ou Rada, de forte influência francesa; e o Palacio de Torre Tagle, a mansão mais bonita em princípios do século XVIII,; eles simbolizam o esplendor e o espetáculo da vida da época colonial Espanhola.

Localizada nas margens do rio Rímac e acariciada pelas águas do Pacífico, a cidade de Lima também mantém evidências do período do tempo pre-hispânico, enquanto sendo o mais importante o grande santuário de Pachacamac em o qual rendeu-se culto ao Deus do mesmo nome; e a huaca Pucllana, no distrito de Mirafllores, um importante centro administrativo da cultura Lima (400 d.c.).

Lima, pelas suas raízes indígenas das que ela heredou o seu nome - vem da palavra aymara lima-limac ou limac-huayta que quer dizer uma flor amarela; ou do rimac da origem quíchua que significa falador - pelo o seu o passado colonial que lhe inculcou a fé, pelo o seu toque e charme de modernidade que a projeta ao futuro, e pelo caráter festivo dela que coloreia o céu cinza eterno dela, Lima será sempre a Cidade dos Reis.

Nenhum comentário: