sexta-feira, 23 de julho de 2010

Saigon – primeiro dia

Chegamos em Saigon e fomos passear antes do check-in. Nosso guia era péssimo, uma má vontade que só, mas enfim estávamos de férias ...

Nossa primeira parada foi num templo budista chinês Thien Hau Pagoda, o Templo da Lady que foi originalmente construído por uma congregação cantonesa no início do século 19. O templo é uma homenagem a uma senhora especial, Thien Hau nascida em 940 aC, que se dizia capaz de prever o clima e proteger os marinheiros. O templo clássico chinês tem uma entrada de madeira, pequenas lagoas centrais ladeadas por pesadas e brilhantes colunas vermelhas com entalhes elaborados de deuses e monstros. Os rolos enormes de incenso que pairam sobre o pátio central, permitem fazer ótimas fotos.

DSC01188 DSC01190 DSC01191 DSC01194 DSC01196

Após a passagem pelo templo, fomos a um mercado chinês que nos deixou encantados, tem de tudo que se possa imaginar, comida, roupa, brinquedos, bolsas e etc. Comprei umas sementes de papoula, que estão proibidas no Brasil e eu faço um bolo de maracujá com elas que é uma delicia, também compramos curry que a Sonia pediu.

DSC01197 DSC01200 DSC01202 DSC01203

Aqui, como a maioria dos lugares por onde passamos as mulheres não gostam do sol e usam muita roupa para ficarem branquinhas, e isso tudo num calor de 30 graus.

DSC01212  DSC01217

Almoçamos num restaurante simples, mas gostoso e fomos visitar o museu das armas, tivemos que esperar na porta pois, a visita começa somente as 13:30h. Nesse museu o guia não nos acompanhou.

O War Remnants Museum foi criado em Setembro de 1975 em Ho Chi Minh City. Ele contém inúmeros artefatos, fotografias, gravuras que documentam os crimes de guerra americano. Tais documentos ilustram os massacres de civis, e a difusão de produtos químicos, a tortura de prisioneiros, e os efeitos da guerra no norte. Aviões, tanques, helicópteros e bombas também se encontram em exposição. Ao longo dos últimos 20 anos, eu o museu recebe mais de 6 milhões de visitantes . Entre este número, quase 1 milhão foram visitantes estrangeiros, incluindo turistas americanos.

DSC01218 DSC01215 DSC01216

Nossa próxima parada foi no palácio da Reunificação - Reunification Palace, este edifício, atualmente um museu, costumava ser a residência oficial dos presidentes do ex-governo do Vietnã do Sul. Foi aqui que a guerra chegou ao fim em 30 de abril de 1975, quando o exército do Vietnã do Norte invadiu o Palácio e obrigou o presidente a renunciar. Atualmente, o complexo é aberto ao público. Os visitantes podem ver os túneis do subsolo, as salas de conferência, a sala onde o Presidente da República recebia outros chefes de estado, o centro das telecomunicações e a sala de guerra.

DSC01219DSC01226 DSC01224

A caminho do hotel passamos pela Catredal de Notre Dame e Cental Post Office.

A Catedral de Notre Dame é uma magnífica estrutura de torres gêmeas, neo-românico, foi construída pelos franceses durante a ocupação colonial em Saigon no final do século 19. É uma cópia exata da Catedral de Notre Dame encontrada em Paris, França, apesar de uma versão muito menor, foi construída com o original em mente, os atraentes tijolos vermelhos, assim como a janela original de vitral, foram trazidos da França para o Vietnã. Esta igreja católica está aberta para o público durante certas horas do dia, mas durante o domingo, há serviços realizados em vietnamita e Inglês e participam pessoas de diversas nacionalidades.

Bem na frente da catedral existe uma pequena praça, onde uma bela estátua da Virgem Maria está colocada.

Num dos lados da praça, vemos o Central Post Office, foi construído na mesma época que a catedral e também foi influenciado por designs e arquitetos franceses. Há um relógio gigantesco na entrada, e uma foto enorme de Ho Chi Minh no final do interior espaçoso dos correios.

DSC01240 DSC01249 DSC01248  DSC01250

O Hotel dessa vez é no centro ao lado de um teatro e é ótimo antes do jantar fomos dar uma volta no centro, foi bem gostoso. Ao lado do hotel tem uma loja da LV e meu amigo da onça ficou me tentando para comprar uma bolsa igual a dele, quase conseguiu....resolvi deixar para ver em Paris.

Jantamos no hotel, comida internacional e tomamos um vinho da região da Alsácia, delicioso.