sábado, 24 de julho de 2010

Saigon – segundo dia.

Esse dia foi cansativo e o pior da viagem até agora, viajamos mais de 6 horas para visitarmos o templo do Caodaismo e os túneis de Cu Chi, totalmente dispensáveis.

Cao Dai, também conhecido por Caodaismo é um movimento religioso sincretista vietnamita com uma política de forte caráter nacionalista. Baseia-se nos preceitos éticos do confucionismo, do taoísmo, teorias de Karma e do budismo, com u ma organização hierárquica herdada da Igreja Católica, tendo inclusive um papa, cardeais e arcebispos. O Cao Dai foi formalmente criado em 1926, e tem entre seus  santos figuras diversas tais como o Buda, Confúcio, Jesus Cristo, Maomé, Péricles, Júlio César, Joana D'Arc, de Victor Hugo, e do líder revolucionário chinês Sun Yat-sen. Estes são homenageados em templos Cao Dai, junto com antepassados.

O Grande Templo foi construído entre 1933 e 1955. Um exército Cao Dai foi formado em 1943 durante a ocupação japonesa na Indochina. Depois da guerra o Cao Dai foi uma força eficaz na política nacional, primeiro suportando o governo e depois como oposição. Em 1956, o governo dissolveu o exército Cao Daí e enviou o papa da seita para o exílio.

Após o golpe comunista de 1975, Cao Daí foi reprimida pelo governo, porém foi legalizada em 1985, tendo atualmente mais de 6 milhões de seguidores espalhados principalmente pelo Vietnã, França, Cambodja e Estados Unidos, segundo fontes da seita.

A seita luta pela paz interior e harmonia no mundo e tenta ganhar mérito religioso e evitar um mau karma. Cao Dai incentiva a obediência às três funções (aquelas entre o rei e o cidadão, pai e filho, marido e mulher) e cinco virtudes (a humanidade, a obrigação, civilidade, conhecimento, confiança) do Confucionismo.

O Grande Templo de Cao Dai se assemelha a uma catedral cristã em sua arquitetura - duas torres quadradas, a nave central longa com galerias superiores e laterais. O altar, uma abside e ambulatórios estão no extremo oposto da entrada, assim como em uma igreja típica.

O exterior e o interior do templo Cao Dai são extravagantemente decorados, incorporando símbolos, desenhos abstratos e imagens de santos. O teto alto é pintado de azul céu, com nuvens fofas. As 28 colunas, ao longo da nave, incrustadas com dragões representam as 28 manifestações de Buda. Sete cabeças de cobras representam as sete emoções humanas.

As três principais cores do Cao Dai são amarelos (para o budismo), azul (para o taoísmo) e vermelho (para o cristianismo), e estas aparecem em vestes dos adoradores, assim como no templo. O mais importante símbolo é o  Olho Divino, representando a Deus. É um olho esquerdo, porque Deus é Yang, e Yang é o lado esquerdo.  Há quatro cerimônias com cantos durante o dia às 6h00 am, ao meio-dia, 6:00 pm, e meia-noite.  Os adoradores  se vestem de túnicas e montam linhas ordenadas durante uma cerimônia.Homens sentam-se à direita e as mulheres à esquerda.

Visitantes são muito bem vindos no templo Cao Dai e podem assistir as cerimônias e tirar fotos das galerias. Os visitantes são apenas convidados a vestir calças ou saias cobrindo o joelho, tirar os sapatos antes de entrar e permanecer o mais quieto possível durante as cerimônias. A cerimônia de meio-dia sempre tem a maior audiência, uma vez que a maioria de visitantes são excursionistas de Saigon.

A visita ao Templo durou aproximadamente 1:30h e depois disso fomos almoçar, o pior almoço da viagem, pegando o caminho de volta para Saigon logo após o almoço.

DSC01287 DSC01284  DSC01288 DSC01289 DSC01292 DSC01293 DSC01297 DSC01299 DSC01301 DSC01303 DSC01307 DSC01310 DSC01311DSC01321 DSC01313 DSC01315

Na volta paramos nos túneis de Cu Chi que são uma imensa rede de túneis subterrâneos localizados no Cu Chi distrito de  Saigon,  e foram palco de várias campanhas militares durante a Guerra do Vietnã,  base dos  vietcongues nas operações para a ofensiva do Tet, em 1968.

Os túneis foram usados por guerrilheiros  vietcongues como esconderijo durante o combate, além de servir como comunicação e rotas de abastecimento, hospitais, alimentos e esconderijos de armas e os alojamentos para os guerrilheiros numerosos. O papel dos sistemas de túneis não deve ser subestimado na sua importância para a resistência dos vietcongs às operações americanas e em prolongar a guerra que acabou culminando em a retirada americana.

 DSC01329 DSC01331 DSC01332 DSC01333 DSC01334 DSC01336

Voltamos e passeamos novamente pelo centro, esperando a hora do jantar.... Tomamos um café um café especial... e fomos jantar com amigos brasileiros que moram em Saigon. Um ótimo jantar à beira do Rio.

Próxima Parada: Cambodja, ai começou meu martírio.... até lá.

Nenhum comentário: