segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Dundee

Gente o bolo ficou uma delícia, apesar de alguns sites, que possuem a receita, recomendar uma espera de 3 ou 4 dias para saboreá-lo, não resistimos e experimentamos hoje mesmo.

Bolo de Natal Dundee
O bolo Dundee é uma popular alternativa ao bolo tradicional de Natal. Sua origem é escocesa, da cidade de Dundee. Este é um bolo leve, não tão rico como o bolo tradicional de Natal.

200 gramas de farinha de trigo
1 colher(es) de chá de fermento em pó
1 colher(es) de chá de temperos mistos
uma pitada de sal
200 gramas de manteiga à temperatura ambiente
½ xícara(s) bem cheia(s) de açúcar cristal
4 ovos batidos
4 colheres de sopa de frutas cristalizadas bem picadas
4 colheres de sopa de cerejas picadas
½ xícara(s) de passas
½ xícara(s) de passas brancas
2 colher(es) de sopa de amêndoas picadas
1 raspas de limão
1 raspas de laranja
leite (tanto quanto necessário)
½ xícara(s) de amêndoas sem pele em metades

Pré aqueça o forno à temperatura de 170oC.
Peneire os quatro primeiros ingredientes em uma tigela. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira ou com uma colher de pau até obter um creme leve e fofo. Adicione os ovos aos poucos, batendo bem após cada adição.
Misture gentilmente os próximos oito ingredientes.
Acrescente a farinha, misturando delicadamente. Adicione o leite pouco a pouco, até obter uma massa macia e semi-sólida. Transfira a massa para uma assadeira redonda untada. Alise a superfície e coloque as amêndoas sem pele em círculos concêntricos, delicadamente, sem apertar.
Leve ao forno para assar por aproximadamente 2½ horas (cheque em intervalos regulares, cuidando para não abrir o forno com muita freqüência) ou até que enfiando um palito de dentes no centro do bolo, o mesmo saia limpo. Deixe esfriar antes de desenformar e sirva em seguida.

DICAS: Temperos mistos (mixed spice powder) é uma mistura de cravo, canela, noz moscada e pimenta-da-Jamaica

Algumas alterações que fiz, usei açucar normal, nem sempre utilizei as mesmas frutas secas descritas na receita, use as de sua preferência e a manteiga deve mesmo estar a tempuratura ambiente, usei um pouco gelada e a mistrura talhou. Para descascar as amendôas ferva-as por dois minutos e depois deixar por um minuto em água gelada.

Bom apetite

Nenhum comentário: