sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Imprevistos

Atrasadíssima com meus bolos , fazendo uma das receitas que aprendi na aula de culinária Peperonata e um doce de banana , recebo visitas, a casa uma bagunça só , ainda bem que os tios da Célia não são de reparar, vieram para visitar minha tia, nem consegui recebê-los direito, tive que acabar a Peperonata e bati mais um bolo. Não tinha nada de bom para oferecer, então aproveitei um dos bolos assados e fiz um café. A visita foi rápida e foi muito boa, pois a Cleide faz pratos maravilhosos e aprovou meu bolo e deu idéia de como embrulhá-lo, sem contar que o Sr. Edu é uma piada, muito divertido , consegui relaxar um pouco.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Dundee

Gente o bolo ficou uma delícia, apesar de alguns sites, que possuem a receita, recomendar uma espera de 3 ou 4 dias para saboreá-lo, não resistimos e experimentamos hoje mesmo.

Bolo de Natal Dundee
O bolo Dundee é uma popular alternativa ao bolo tradicional de Natal. Sua origem é escocesa, da cidade de Dundee. Este é um bolo leve, não tão rico como o bolo tradicional de Natal.

200 gramas de farinha de trigo
1 colher(es) de chá de fermento em pó
1 colher(es) de chá de temperos mistos
uma pitada de sal
200 gramas de manteiga à temperatura ambiente
½ xícara(s) bem cheia(s) de açúcar cristal
4 ovos batidos
4 colheres de sopa de frutas cristalizadas bem picadas
4 colheres de sopa de cerejas picadas
½ xícara(s) de passas
½ xícara(s) de passas brancas
2 colher(es) de sopa de amêndoas picadas
1 raspas de limão
1 raspas de laranja
leite (tanto quanto necessário)
½ xícara(s) de amêndoas sem pele em metades

Pré aqueça o forno à temperatura de 170oC.
Peneire os quatro primeiros ingredientes em uma tigela. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira ou com uma colher de pau até obter um creme leve e fofo. Adicione os ovos aos poucos, batendo bem após cada adição.
Misture gentilmente os próximos oito ingredientes.
Acrescente a farinha, misturando delicadamente. Adicione o leite pouco a pouco, até obter uma massa macia e semi-sólida. Transfira a massa para uma assadeira redonda untada. Alise a superfície e coloque as amêndoas sem pele em círculos concêntricos, delicadamente, sem apertar.
Leve ao forno para assar por aproximadamente 2½ horas (cheque em intervalos regulares, cuidando para não abrir o forno com muita freqüência) ou até que enfiando um palito de dentes no centro do bolo, o mesmo saia limpo. Deixe esfriar antes de desenformar e sirva em seguida.

DICAS: Temperos mistos (mixed spice powder) é uma mistura de cravo, canela, noz moscada e pimenta-da-Jamaica

Algumas alterações que fiz, usei açucar normal, nem sempre utilizei as mesmas frutas secas descritas na receita, use as de sua preferência e a manteiga deve mesmo estar a tempuratura ambiente, usei um pouco gelada e a mistrura talhou. Para descascar as amendôas ferva-as por dois minutos e depois deixar por um minuto em água gelada.

Bom apetite

domingo, 25 de novembro de 2007

Ainda o Natal

Todo ano recebo alguns amigos para a confraternização de Natal, nos conhecemos no trabalho a mais de 18 anos, e o grupo ficou muito amigo, não trabalhamos mais juntos mas não perdemos o contato. E no dia da festa sempre trocamos presentes, lembrançinhas , este ano resolvi fazer um bolo de natal para cada família, peguei a receita na Internet e hoje vou fazer um teste, se tudo der certo farei 9 bolos até o próximo sábado.

Ah! O Natal

Começou os preparativos e logo minha casa estará linda.

Família

No dia que embarquei para Barra Grande, minha tia Dó foi internada, ela tem 93 anos e é uma gracinha , quem não sabe sua idade, não acredita quando conto. Ela é super vaidosa, não sai de casa sem pintar o cabelo, sem passar batom e está sempre arrumada. No geral ela está super bem, a mente está perfeita, mas o físico as vezes prega umas peças, ela sofre de pressão alta e vez por outra tem uma crise hipertensiva, desta vez passou mais de 10 dias no hospital, hoje teve alta e está vindo aqui para casa. Sua filha, a Célia, todo ano decora minha casa para o Natal, ela tem mãos de ouro para trabalhos manuais e tem muito bom gosto também, e assim, amanhã vamos dar início aos preparativos deste ano.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

...

Parabéns Leo, te amo muito.. estarei sempre aqui para o que você precisar.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Acabou, mas logo tem mais

Acabou-se o que era doce!!
Em Sampa, após cinco dias maravilhosos. Foi uma delicia a estada em Barra Grande, em breve fotos por aqui..
O lugar realmente é um encantado , cada vez que passo por lá minha vontade de voltar é zero, não foi diferente desta vez, novamente procurei um terreno ou casa para comprar, mas tudo é muito caro.
A Helô, como sempre, foi super hospitaleira, dá gosto ser sua hóspede. Andamos bastante, o sol esteve presente todos os dias e tivemos algumas chuvas, de 10 min, nem conta, né?
Comida é outra coisa boa de Barra Grande, tivemos lagosta, camarão, siri, abóbora com carne seca, queijo coalho, pão caseiro, tudo bem acompanhado por caipiroska de cajá, cupuaçu, graviola, morango, pitanga, kiwi etc...Além disso toda manhã tinha café na varanda, com mesa no maior capricho com suco, pães, queijo, manteiga, café e coca light, frutas cortadinhas (manga, banana, pêra, laranja, melão...etc)
E o que me deixou feliz , foi que apesar de toda essa comilança, eu só engordei 1kg.

Pena que por incompetência do nosso governo, após o apagão aéreo, os horários de vôo para/de Ilhéus foram todos alterados , o que nos obrigou a diminuir 1 dia na viagem, antigamente tinha um vôo às 19:40h que era ideal para voltar, dessa vez tivemos que escolher entre 03:35h ou 11:40, escolhemos o segundo. Como Barra Grande fica 2 horas mais 40 min de barca rápida de Ilhéus, madrugamos para ir embora, mesmo pq não podíamos dispensar o café da manhã.


Rimos muito, encontrei Gabi e Ângela novamente, conhecemos o irmão do Marcos, muito lindo e simpático, e no final as “3 meninas super poderosas” tinham uma história divertida para contar...

A primeira história foi minha, fomos no primeiro dia para Taipus de Fora, praia maravilhosa, estava super quente e por isso começamos a beber , primeiro uma caipirinha de cupuaçu , passei para uma de morango e logo senti o efeito, fiquei tontinha. Pedimos uma casquinha de siri, mas mesmo após comer meu foguinho não passou, resolvi deitar para melhorar mas nada aconteceu, então sugeri irmos a lojinha, comprar , cura qualquer coisa, rsrsr.
Lá na lojinha, olha uma coisa aqui, outra ali e de repente pergunto para a Celinha, onde achou o vestido lindo que estava usando, recebo de volta uma cara espantada , a Helô começou a rir e eu, sem entender nada, escutei da Celinha, “na minha mala” e risos gerais....A perua estava com o vestido desde que saímos da praia e a tonta aqui nem tinha reparado. Adivinhem o que escutei o tempo todo , “Nossa, que vestido lindo, onde vc achou?” e as duas caiam na gargalhada...

A segunda foi da Celinha , estávamos no bar Tubarão, quando encosta um menino na nossa mesa e fica encarando aminha amiga, alguém falou: “toma cuidado que ele vai cair no seu colo” e não é que no mesmo instante o menino desaba do lado dela, hehehehe, e começa a paquera. Ele era bem bonito, mas estava trêbado e ficou lá conversando e tentando dar um beijo nela. A Helô , quando sentiu que o bonitinho ia passar a mão na bunda da Celinha, disse pra garçonete, rindo muito: “Marisa, dá um jeito nisso , chama a policia” , o menino deu um pulo , “que nada dona, não precisa disso”, mas ainda ganhou um beijo no rosto. Foi muito divertido para nós. não sei pq a Celinha não gostou muito.

E a terceira foi com a Helô, estávamos voltando para casa, andando e de repente ela me pergunta se sei voltar sozinha, por que ela teria que ir mais rápido, e saiu correndo. Quando chegamos em casa, parecia que um furacão tinha passado por lá , porta aberta, areia por todo canto e a Helô , tomando banho. Eu tomei banho e nada da Helô descer, fui até o quarto dela e perguntei se estava tudo bem, e estava, então ficamos esperando. Quando ela desceu, falou que teve uma dor de barriga muito forte, e que quando estava na esquina de casa o corpo** dela falou “too late”, e que se não estivesse perto de casa, apelaria para o matinho.

E assim foi nossa viagem, gostosa, divertida, valeu muito.

**não foi bem corpo que ela falou, mas como esse blog é de família , tive que improvisar (rsrsrsr).

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Finalmente

14.11 – É hoje, é hoje, agora só volto por aqui no dia 20. Claro que lá tem internet, mas não vou usar meu parco tempo no paraíso na internet.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Falta pouco

Na maior correria para arrumar a mala, amanhã, finalmente, a caminho do paraíso.
Ainda bem que a mala pode ser bem enxuta, só preciso de maiô, havaianas , uma saída e uns
creminhos para cuidados da pele, fácil, fácil...Ah!! Deve ter uma roupinha para voltar, sapato
não , volto de havaianas mesmo.

domingo, 11 de novembro de 2007

Culinária

Ontem tivemos nossa 3ª aula de culinária, foi na minha casa e aprendemos a fazer risoto.

Tivemos risoto de ......... e também fizemos bruschetas... , aprendemos a cozinhar alcachofra no micro ondas e a Karina trouxe um livro bárbaro para conhecermos, procurei por todo canto e não achei, vou ver se existe em inglês...

A programação contava com 4 risotos diferentes, mas fizemos 3 e achamos melhor não fazer o ultimo, era muita comida, acho que a Ka ficou chateada , mas ninguém agüentava mais comer...

O pessoal foi muito mais atento dessa vez e a aula foi muito boa.

Depois da aula a Sônia , o Ju e o Sil ficaram em casa até umas 10h da noite, ai saímos para tomar um café no Suplicy e levarmos a Sônia para casa... fui junto e os meninos me devolveram em casa.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Desabafo

Estou adorando meu novo trabalho, mas será que dava para ser mais fácil, estou trabalhando umas 12h por dia, estou cansando..ainda bem que vou conseguir emendar o feriadão e passarei 6 dias em Barra Grande-Ba

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Feliz aniversário, meu grande amigo, que você realize todos seus sonhos.

domingo, 4 de novembro de 2007

Mais uma vez

Mais um domingo TRABALHANDO.

sábado, 3 de novembro de 2007

Churrasco

Gente, o churrasco na casa do Sil foi uma rave, 13 horas de festa não para todos, mas Sil, Jú, Martinha, Jean e eu fizemos o fim da festa.
Passei na casa da Martinha, que mora perto, e dei carona para ela, Renato e Léo. Quando chegamos já estavam por lá o Renzo, a Rute, a Ana Luiza, o Luca e a Sônia, aos poucos chegaram a Nanci, o Jean e a Renata, a festa estava completa.
O Renzo foi o churrasqueiro e foi aprovado, fez uma picanha ótima, lingüiça, queijo de qualho, frango, salsicha e como acompanhamento tivemos salada verde com frutas, maionese – especialidade do Sil e uma farofa deliciosa , para beber , refrigerantes, a tradicional cervejinha e caipirinhas de frutas com pinga ou vodka.

O bom de tudo , mais uma vez , foram as pessoas, é sempre bom estar entre amigos , papear, brincar, ter carinho, curtir as crianças, o dia passou muito rápido. Teve assuntos leves, sérios, birra da Aninha, procura por sombra, piscina para alguns, principalmente para as crianças, som gostoso com seleção especial do Sil.

Aos poucos a festa foi diminuindo, primeiro foi a Renata e a Sônia, depois o Renato e o Léo e por volta das 18h , a Nanci.
E ainda teve uns convidados de última hora, num churrasco anterior o pessoal conheceu um casal com três filhos que moram no mesmo bloco do Sil, encontramos com eles na piscina e foram convidados a aparecer , o que acabou acontecendo no fim da tarde. Eles criam vários bichos em casa, gato, cachorro, hamster e calopsitas e a Ana e o Luca foram lá para conhecer, o que acabou sendo providencial , pois caiu a maior chuva , seria difícil segurá-los debaixo o quiosque da churrasqueira, lugar escolhido para fugir da chuva.

E por falar em chuva, a Marta e o Sil, resolveram aproveitar e dançaram na chuva, e fiquei com muita vontade, mas não pude ir. Depois da chuva, os convidados desceram e o churrasco reiniciou, ficamos por lá até umas 22h , quando o casal convidado, o Renzo, a Rute e as crianças formam embora e nesse meio tempo teve bolo e parabéns para o Jú.
Ainda ficamos por lá mais uma horinha, papeando um pouco, depois subimos para o apartamento, ajudando o Sil a recolher as sobras, rsrsr

Vocês pensam que acabou, pois se enganaram, ficamos por lá mais um tempinho e finalmente a 1h a Marta , o Jean e eu, fomos embora.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Sumiço

Trabalho, trabalho e mais trabalho... ufa!! Quando será que isso vai acabar?

É por isso que estou sumida, além do trabalho de bom, nas duas ultimas semanas, só a visita aos meus afilhados , no final de semana passado.
No sábado , fui visitar a Pat , minha primeira afilhada, que está grávida e eu ainda não tinha visto sua barriguinha. Ela está muito fofa, com uma cara de felicidade sem fim e apesar da torcida contrária, vai

ser um menino que ainda não tem nome, afinal só se pensava em nomes femininos. Lá também matei a
saudades do Jr, o primeiro filho da Pat, que também é meu afilhado e que está cada vez mais gostoso,
carinhoso como só. Nossa, já ia esquecendo de contar, levei umas ervas da minha horta, chic né? Rsrsr

No domingo, foi a vez do João Vitor, que a cada dia fica mais apaixonante, tinha decidido dedicar meu

tempo a ele, deixando os adultos meio de lado e foi o que fiz. Fiquei assistindo com ele , pela enésima
vez, Homem aranha 3 que nas suas palavras, “é muito louco” .
No almoço ele ficou do meu ladinho e para minha surpresa comeu um monte de salada, dizendo que era

pra me acompanhar e me ajudar na dieta. Outro comentário sobre salada, que adorei: “eu não gosto, mas
como pq faz bem”, não é um menininho do bem?
Depois tivemos uma tarde de xadrez, ele aprendeu a jogar com o Tio (meu ex) e gostou e já joga

direitinho, pensa sobre a jogada olhando todas as possibilidades existentes.

Enfim , foi um ótimo final de semana.

Agora estou aqui trabalhando um pouco e daqui a pouco vou sair para um churrasco na casa do Sil.

Bom feriado a todos!!!