domingo, 18 de maio de 2008

Comidinhas

Hoje queria uma comidinha diferente, procurando pela Net, encontrei no Cuecas na Cozinha a receita abaixo, que foi enviada por outra blogueira. Adorei o risoto, ficou muito bom, aproveitem

Risoto de Gorgonzola com Sálvia
by Pimenta Rosa
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
1 cebola picada
1 colher de chá de sálvia desidratada
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
1 taça de vinho branco seco
4 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de manteiga clarificada
Fundo de vegetais aquecido (aproximadamente 1 litro)
150g de queijo gorgonzola em pedaços
2 colheres de sopa de queijo mascarpone
4 folhas de sálvia fresca cortadas em tirinhas bem finas
4 folhas de sálvia fritas na manteiga clarificada para guarnição
Sal a gosto e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo:
Dourar a cebola picada em 2 colheres de sopa de manteiga até ficar translúcida. Juntar a sálvia desidratada e o arroz arbóreo e refogar um pouco. Acrescentar a taça de vinho branco e mexer bem até o arroz absorver totalmente o líquido. Muito cuidado para não deixar nenhum dos ingredientes tostarem demais.
A partir desse ponto, comece a adicionar o fundo (caldo de vegetais) aquecido com a ajuda de uma concha. Somente adicione uma nova concha de caldo quando o arroz já tiver absorvido todo o líquido anterior.
Ao utilizar aproximadamente metade do caldo, adicione o queijo gorgonzola em pedaços, mexendo até que este seja totalmente envolvido pelo arroz. Continue colocando o caldo e mexendo sem parar. Esse processo leva em média de 18 a 20 minutos.
Quando o arroz estiver cremoso e "al dente" retire do fogo e acrescente as folhas frescas de sálvia cortadas em tirinhas, o queijo mascarpone e as 2 colheres restantes de manteiga. Tempere com pimenta do reino moída na hora e corrija o sal se necessário (lembrando que o queijo gorgonzola já é bastante salgado).
Enquanto o risoto descansa por 2 minutos, frite rapidamente as folhas de sálvia frescas para guarnição na manteiga clarificada (que tem um ponto de queima mais alto e não vai torrar as folhas).
Sirva imediatemente em um prato quente e bom apetite!

Nenhum comentário: