sexta-feira, 16 de maio de 2008

Exemplo

Vi no Jô e fiquei encantada com o exemplo de vida do Maestro Baccarelli.

 

Projeto social conduzido pelo Maestro Baccarelli leva música a comunidades carentes.

Um incêndio na favela de Heliópolis, São Paulo, em maio de 1996 despertou no maestro Silvio Baccarelli um desejo de resgatar a auto-estima das pessoas daquela comunidade. Quatro meses após a tragédia, surgiu o então chamado "Projeto Heliópolis de Ensino de Música". Com a ajuda da diretora da escola local, EMPG Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, 36 jovens foram indicados para dar início às aulas de música clássica.

Até dezembro de 1997, com recursos próprios do maestro Baccarelli, a orquestra já havia atuado em mais de 10 concertos, com o privilégio de encerrar as atividades do Teatro Municipal de São Paulo no mesmo ano.

Em 2000 o projeto participou da entrega do prêmio Top Social 2000, da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB). No mesmo ano, a Câmara Municipal de São Paulo concedeu à Orquestra Jovem Baccarelli o Prêmio Herbert de Souza, que visa incentivar e reconhecer o trabalho de pessoas que se destacam no combate à miséria na cidade de São Paulo.

A proposta de consolidar o projeto "Orquestra e Coral Jovem Baccarelli", proporcionando o crescimento da orquestra e a criação do curso de canto coral, foi objetivada em janeiro de 2000 com o apoio do Ministério da Cultura - por meio da Lei Rouanet - e o patrocínio da Volkswagen do Brasil. Com o projeto ligado à Sociedade de Concertos de São Paulo e oficializado junto ao governo, foi possível ampliar o número de crianças e adolescentes participantes e melhorar a estrutura dos ensaios.

Em 2001, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa pertencente ao Grupo Votorantin, passou a patrocinar o projeto. Atualmente a CBA patrocina a Orquestra, composta por 30 adolescentes, e parte do Ensino Coletivo de Instrumentos, etapa onde 180 jovens iniciarão o aprendizado de instrumentos musicais.

A Fundação e o Banco Volkswagen patrocinam o Coral formado por 180 crianças de Heliópolis divididas em três turmas e um grupo de 60 crianças da comunidade D.E.R em São Bernardo do Campo. Os responsáveis pela OCJB estão em busca de recursos para viabilizar a atuação do projeto no município de Praia Grande, o qual já tem a aprovação do Ministério da Cultura e um protocolo de intenções assinado com a prefeitura.

Os grupos executam peças de grandes compositores como Bach, Vivaldi, Haendel e Vila Lobos e são convidados regularmente para se apresentar em eventos culturais. "Mais do que o ensino de música, os jovens têm acesso a uma carreira e ao exercício da cidadania, longe do vício e da marginalidade", diz o maestro Baccarelli que se emociona ao ver o projeto se ampliando.

Mais aqui - Instituto Baccarelli e Coral Baccarelli

Nenhum comentário: