sábado, 12 de julho de 2008

Elegância

Se alguém ascendesse na hierarquia  social na proporção de sua incompetência, garanto a vocês que o mundo não giraria como gira. Mas o problema não é esse. O que essa frase quer dizer não é que os incompetentes têm lugar ao sol, é que nada é mais duro e injusto do que a realidade humana: os homens vivem num mundo em que são as palavras, e não os atos, que têm poder, em que a competência última é o dominio da linguagem. É terrível, porque na verdade somos uns primatas programados para comer, dormir, nos reproduzir, conquistar e tornar seguro nosso território, e os mais dotados para isso, os mais animais entre todos nós, são sempre passados para trás pelos outros, por esses que falam bem, quando, na realidade, seriam incapazes de defender seu jardim, de trazer um coelho para o jantar ou de procriar corretamente. Os homens vivem num mundo em que são os fracos que dominam. É uma injúria terrível ã nossa natureza animal, um gênero de perversão, de contradição profunda.

.....

A sra. Michel tem a elegância do ouriço: por fora, é crivada de espinhos, uma verdadeira fortaleza, mas tenho a intuição de que dentro é tão simplesmente requintada quanto os ouriços, que são uns bichinhos falsamente indolentes, ferozmente solitários e terrivelmente elegantes.

...

Aí vai, portanto, meu pensamento profundo do dia: é a primeira vez que encontro alguém que procura as pessoas e que vê além. Isso pode parecer trivial, mas acho, mesmo assim que é profundo. Nunca vemos além de nossas certezas e, mais grave ainda, renunciamos ao encontro, apenas encontramos a nós mesmos sem nos reconhecer nesses espelhos permanentes.

                                                                                             Paloma Josse

....

"Elas não me reconheceram", digo.                                                                                     Paro no meio da calçada, completamente sonza. 

"Elas não me reconheceram", repito. Ele também pára, e minha mão continua sobre seu braço. 

"É porque nunca a viram", ele me diz. "Mas eu a reconheceria em qualquer circunstância".

                                                                                      Sra. Michel e Sr. Ozu

A elegância do ouriço - Muriel Barbery                                                      

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse livro é muito bom!