domingo, 2 de maio de 2010

Bangkok

Nossa partida foi charmosa, no free shop enquanto eu comprava um óculos de sol, o Ju comprou champagne rose Moet Chandon , duas garrafas pequenas e geladinhas para brindarmos o início da nossa viagem.

O vôo foi tranqüilo e quase sem notar as 12 horas, chegamos em Paris. No desembarque tivemos que tirar os sapatos e além de passar pelo raio x, fomos revistados. Tínhamos uma espera de 4 horas até embarcarmos para Bangkok enfrentando mais 12 horas de vôo.

Esse começo de viagem até nos surpreendeu, pois achávamos que seria muito mais cansativo do que de fato foi. E então no dia 12.03 chegamos ã Tailândia, com fuso de 10 horas para frente

Em Bangkok, o trânsito segue as regras da mão inglesa e só vimos nesse inicio de viagem carros japoneses, novos e grandes, difícil ver carro pequeno. Os taxis são todos Toyota Corolla e de cores fortes, azulão, pink, rosa , lilás, verde e amarelo ouro, um show a parte. Os taxis Pink são lindos.

O nosso hotel era ótimo, porém ficava longe do centro, dificultando passeios a pé. Então resolvemos comprar um passeio de barco com jantar para nossa primeira noite na Tailândia. O passeio foi ótimo, a vista das margens do Rio Chao Phraya é linda, pode-se ver os templos iluminados.

Assim foi nosso primeiro dia na Ásia.

Bangkok (10) Bangkok (3) Bangkok (4) Bangkok (5) Bangkok (7)

Nosso 2º dia começou com duas surpresas, uma boa e outra nem tanto. A boa é que teríamos um guia exclusivo, pensávamos que teria mais gente no mesmo passeio, a outra foi que o tal guia nos fez trocar de roupa pois não estávamos de acordo para entrar nos templos, eu estava de calça cumprida de moleton e tive que trocar por uma de jeans, o Ju estava de bermuda com cumprimento bem abaixo de joelho e também teve que trocar por jeans, só que quando chegamos nos templos tinha pessoas com roupas bem menos apropriadas que as nossas escolha e passamos um calor danado com as calças jeans. Tirando isso o dia foi fantástico, vejamos:

O primeiro templo que passamos - Wat Trimitr - Tempo do Budha Dourado, possui a maior imagem de Budha de ouro existente no mundo, medindo 3 metros e pesando 5 t. Durante 700 anos ficou coberta de barro, para disfarçar e não ser roubada durante uma invasão. Em 1957 durante a mudança da escultura para o local atual um pequeno acidente quebrou a cobertura revelando o verdadeiro material - ouro.

Bangkok (15) Bangkok (11) Bangkok (12) Bangkok (13) Bangkok (14)

Próximo templo - Wat Pho - Templo do Budha Deitado é um dos mais antigos e um dos maiores templos em Bangkok, Construído no sec 16 foi reformado dois séculos depois.

O templo é considerado o berço da massagem tailandesa. Antes mesmo de virar um templo o lugar já era o centro da tradicional medicina tailandesa, com estátuas em posições de Ioga espalhadas pela área.Como na maioria dos templos, tem que se tirar o sapato antes de entrar. Os calcados são deixados na entrada do templo. A estátua do Budha Deitado tem 46 metros de comprimento e 15 metros de altura! O Budha tem uma beleza rara. O corpo é todo em dourado brilhante e a sola do pé é trabalhada a parte em detalhes lindos.

 Bangkok (22) Bangkok (23) Bangkok (29)Bangkok (26) Bangkok (28)

Next one: Grand Palace e Wat Phra Kaeo - o complexo do Palácio de Bangkok é o centro da vida religiosa e cerimonial da Tailândia. O templo Wat Phra Kaeo contém o Buda de Esmeralda, relíquia mais sagrada do país budista. Três vezes por ano, no começo de cada estação (verão, chuvosa e inverno), o Rei em pessoa muda suas roupas! Durante a estação quente (verão), a imagem é vestida com uma túnica de diamantes que data do século XV. Os prédios do Grand Palace são usados ainda hoje para importantes cerimônias nacionais.

Bangkok (57) Bangkok (49) Bangkok (51) Bangkok (52) Bangkok (53)

A partir desse templo, ficamos por nossa conta e fomos para onde,claro mais um templo: Wat Arun ou “Templo do Amanhecer” é um templo budista construído no século 18. O que mais chama a atenção na construção é a pagoda central - sua torre estilo Khmerl, com 79 metros de altura que representa simbolicamente o Monte Meru, que seria no Budismo o centro espiritual e físico do universo. O templo é cheio de detalhes lindos, decoradas com cacos de porcelana que tinham servido anteriormente como lastre para os barcos que viajavam da China para Bangkok. Para chegar a esse templo, tomamos uma barca, pois o mesmo fica do outro lado do rio Chao Phraya.

Bangkok (83) Bangkok (68) Bangkok (70) Bangkok (75) Bangkok (80) Bangkok (82)

Na volta escolhemos um restaurante local, a comida até que estava boa, mas o restaurante só fechando os olhos, rsrsrsr.

 

Bangkok (94) Bangkok (91) Bangkok (92) Bangkok (93)

Depois do nosso almoço pegamos um tuk tuk e fomos até a casa de Jim Thompson - essa casa é exemplo da arquitetura tailandesa residencial, incluindo uma coleção de arte asiática em seu interior. Jim Thompson foi um agente da inteligência americana durante a Segunda Guerra. Quando ela terminou, decidiu fixar residência por lá, tornando-se um expert em arte tailandesa e promotor da seda tailandesa no ocidente. A história fica mais interessante e que com 61 anos ele desapareceu em uma de suas viagens.

Bangkok (100) Bangkok (62) Bangkok (97) Bangkok (98) Bangkok (99)

Na volta ao hotel pegamos um taxi e fomos ludibriados na cara dura, como nosso hotel tem dois prédios o motorista disse ter se enganado em qual deles nos estávamos, mas o Ju entregou um folheto que continha um mapa com a localização exata do hotel.

Para fechar o dia e nossa estadia na Tailândia, fomos jantar no Blue Elephant, restaurante de comida thai, preços exorbitantes mas comida excelente e lugar muito charmoso.

Bangkok (103) Bangkok (101) Bangkok (102)

 

          Você pode ver todas as fotos clickando aqui

Nenhum comentário: