quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vietnã - Norte

Chegamos ao Vietnã e achamos que nos mandariam de volta, pois apesar de termos visto o agente da imigração nos mandou falar com um general, que nos perguntou por nossos tickets de saída uma vez que nossos vistos valiam somente por 15 dias, constrangedor .

Mas enfim conseguimos entrar em Hanoi, onde passamos a noite e na manhã seguinte saímos para conhecer Ha Long Bay.

Antes de pegarmos a estrada passamos pelo mausoléu de Ho Chi MinH, construído por seus sucessores,contrariando sua vontade de ser cremado, para ser a casa de seus restos mortais. O edifício é feito inteiramente de materiais nativos, e é contextual, na medida em que as linhas do telhado, vagamente lembram casas tradicionais. Regras sobre a vestimenta e comportamento são rigorosamente aplicadas pelos agentes e guardas. As pernas devem ser cobertas. Os visitantes devem ficar em silêncio, e caminhar em duas linhas. Fumar, fotografar e gravação de vídeo também não são permitidas dentro do mausoléu. Não entramos no edifício somente fotografamos o seu exterior.

Para chegarmos ao mausoléu passamos por nossa primeira experiência de atravessar uma rua no Vietnã, funciona mais ou menos assim, feche seus olhos e vá, um horror , achamos que morreríamos. O trânsito por aqui é infernal, além de existirem aproximadamente 2 milhões de motos e scooters.

 

DSC00794DSC00796  DSC00795

Foram 180 km até Halong Bay, aproximadamente 3 horas de viagem, paramos em um lugar para turistas, claro, onde tinha vários artesanatos para vender, pedras, madeiras, bordados, acabei comprando um bordado em seda para fazer um quadro , que vai ficar lindo.

Por volta de meio-dia chegamos e embarcamos para conhecer a baia. Tivemos que tomar um barco que nos levou até o barco em que viajaríamos e claro que nossas malas eram totalmente inapropriadas, deveríamos ter montado uma mochila para essa parte da viagem, somos 12 passageiros, uma família alemã com um casal e pai de um deles, um casal inglês com o filho e a namorada que moram no Laos, e duas amigas escocesas. A inglesa é uma graça, muito simpática, puxou conversa com todos.

A baía é linda e tem uma história interessante é chamada de Baia dos Descendentes do Dragão e freqüentemente citada , pelos vietnamitas orgulhosos, como a 8ª maravilha do mundo. Uma das principais atrações de Ha Long Bay são suas águas calmas e as milhares de montanhas de pedra calcária que pontilham a baia. Algumas das ilhas são muito grandes e existem pequenos nichos, com praias de areia, onde é possível nadar. Ha Long Bay fica na parte nordeste do Vietname e 165 quilômetros de Hanói.

Há muito tempo atrás quando os seus antepassados estavam lutando com invasores do norte, os deuses do céu, enviaram uma família de dragões para ajudar na defesa de suas terras. Esta família de dragões desceu sobre o que é agora Ha Long Bay e começou a cuspir jóia e jade. Após bater no mar, essas jóias se transformaram em várias ilhas e ilhotas que pontilham a baia e formaram uma formidável fortaleza contra os invasores. Os locais foram capazes de manter suas terras seguras e formado, o que é agora, o país do vietname. A família Dragão caiu de amores por está área de águas tranqüilas, que decidiu permanecer na Terra.

DSC00858 DSC00811 DSC00816 DSC00822 DSC00825 DSC00831 DSC00836 DSC00837 DSC00845

Até ancorarmos para passar a noite, passamos por vilas flutuantes de pescadores, paramos numa caverna a Sung Sot Cave que significa Caverna de surpresas e é a maior caverna em Halong Bay. Há um pequeno cais onde atracam os barcos para permitir que os visitantes entrem na caverna. A partir do cais, uma escadaria de pedra com aproximadamente 50 degraus leva à entrada da caverna. O interior de Sung Sot Cave é simplesmente lindo. Em muitos lugares, o teto é baixo e tem uma aparência ondulada. Uma profusão de estalactites e estalagmites cobrem as paredes. Para garantir a segurança dos visitantes, o caminho é construído em zigzag e guia de cordas ajudam a manter os visitantes no caminho. Luzes multicoloridas foram instaladas na caverna para mostrar sua grandeza. Saindo da caverna, os visitantes têm uma vista panorâmica da Baía de Bo Hon . É um dos ícones da vista da Baía de Halong que tem aparecido em vários cartões postais.

 

  DSC00883 DSC00884 DSC00893 DSC00901DSC00875

A parada seguinte foi Tivot , uma pequena ilha de Halong Bay notada por ter um monte que oferece vistas esplêndidas de toda baia. Seu nome foi dado em honra da vista de Gherman Titov Stepanovich (1935-2000), o astronauta soviético que foi a segunda pessoa em órbita da Terra, em 22 de novembro de 1962, acompanhado de Ho Chi Minh. A ilha tem uma praia excelente para esportes náuticos e lazer. O Junior e o filho dos ingleses e a namorada subiram no monte e eu fiquei com a senhora inglesa conversando na praia.

 

DSC00925 DSC00916 DSC00918 DSC00923

Depois disso ancoramos e passamos a noite por aqui, logo pela manhã fizemos um pequeno passeio, aonde vimos alguns macacos que moram em uma das formações da baia. Logo depois tomamos o caminho de volta, almoçando no barco.

 

 DSC00929 DSC00932 DSC00938 DSC00939 DSC00945 DSC00953 DSC00956

DSC00967

 

A volta foi um tédio, paramos novamente num local de turistas e o Ju fez uma loucura gastou bastante , comprou uns bordados maravilhosos que servirão de jogo americano, só quero estar nesse jantar, a mesa com certeza vai estar maravilhosa.

Fomos direto para o aeroporto, seguindo para Danang.

2 comentários:

Nubia Reis disse...

Boa sorte no sorteio da Super CurlAcious!
Tem post novo no +LookBook!
Beijinhos

Mariana Gomes disse...

Uau... que passeio ein!
Lugares mto interessantes...

bjos
Bom fds! ;*