sábado, 22 de maio de 2010

Vietnã – Danang, Hoi An e Hue

Após um atraso de mais ou menos 2 horas chegamos em Danag e fomos recepcionados por nossa primeira guia mulher e por um motorista bem mais jovem que os demais, eles nos levaram direto ao hotel que ficava em Hoi An a 30 km de Danang.

O hotel é um resort lindo, mas tudo fecha muito cedo no Vietnã, por isso tivemos que jantar correndo pois o serviço estava acabando e ainda era 21:00 h. Após o jantar fomos nos instalar e liguei para Maisa que fazia aniversário e que ficou muito feliz com a minha lembrança.

No dia seguinte a guia nos pegou às 8:30h e nos levou para Danang , onde conhecemos o Museu de Cham e a montanha de mármore. 

Criado em 1915, o Museu exibe uma coleção grande e diversificada da arte Cham, esculturas que datam do século 7 ao 15. O museu foi criado no final do século 19 pela Ecole Française d'Orient Extreme com uma coleção de artefatos reunidos na região central do Vietnã, de Quang Binh e de Binh Dinh. O edifício foi projetado por dois arquitetos franceses, Delaval e Auclair, à imitação dos aspectos mais comumente usado pelas torres e templos de Champa.

Champa foi um dos mais gloriosos reinos no Southeast da Ásia, que chegou ao seu apogeu nos séculos 10 e 11.

DSC00976DSC00978

 

Depois, a caminho de Hoi An, paramos na Marble Mountain, e antes de iniciarmos a visita fomos levados para locais de venda de esculturas feitas com mármore, isso está sendo uma constante na viagem e particularmente uma perda de tempo, ainda mais para nós que não temos intenção de compras nessa viagem e sim conhecimento, mas enfim, como diria , sei lá quem, “faz parte”.

A montanha é linda, tem uma pagoda e várias estátuas de Buda.

DSC00980DSC00989DSC00995DSC00998 DSC00979   

Voltamos para almoçar em Hoi An, num restaurante muito bonito e com pessoas muito agradáveis.

DSC01009 DSC01008

Após o almoço fomos conhecer a Cidade Velha. Hoi An foi um dos mais movimentados portos do sudeste da Ásia no século 16, quando foi estabelecido por comerciantes japoneses e chineses. Remanescentes influências dos comerciantes ainda podem ser vistos. Há uma variedade de diferentes tipos de lugares históricos na cidade velha, a idade média é de 200 anos, e muitos foram mantidos próximos à sua forma original. Não é à toa que a UNESCO reconheceu a antiga cidade de Hoi An como um dos quatro lugares do Patrimônio Mundial, no Vietnã.,

 DSC01012 DSC01014 DSC01016 DSC01018 DSC01020

Durante o passeio da cidade velha , passamos por Phuc Kiem Hoi Quan, a ponte Japonesa e Phung Hung House.

Ligando Tran Phu St. com Nguyen Thi Minh Khai St., a ponte japonesa coberta foi construída em meados do século 16 pelos comerciantes japoneses em Hoi An. Devido a desastres naturais, a ponte foi restaurada tantas vezes, que perdeu gradualmente o seu estilo arquitetônico original japonês e foi impactada pelo estilo vietnamita e chinês. A ponte foi feita com um telhado de forma arqueada e habilmente esculpida com muitos detalhes finos. Sobre a porta, 3 caracteres chineses "Lai Van Kieu" (que significa "ponte para transeuntes”) foram entalhadas com destaque para o nome da ponte por Nguyen Phuc Chu.

 DSC01030 DSC01034

Já Phung Hung House possuí uma arquitetura única. O teto alto de madeira e grandes corredores representam o desenvolvimento da arquitetura e do intercâmbio entre os estilos arquitetônicos asiáticos existentes em Hoi An nos séculos anteriores. A casa apresenta uma grande quantidade de informações sobre a vida dos comerciantes que viviam em Hoi An há muito tempo.

DSC01041 DSC01038 DSC01040

Passamos por uma fábrica de seda , conhecemos o processo de fabricação da mesma e claro fomos as compras. Eu tinha decidido comprar umas toalhas de mesa que estavam com preço muito bom, mas pela primeira e única vez na Ásia fui tão desrespeitada como cliente que resolvi não levar, tá certo que quem perdeu fui eu, pois o preço estava mesmo atraente, mas ser desrespeitada não dá. Acabei comprando, em outra bancada, dois cortes de seda.

Voltamos para o hotel e passamos à tarde por lá, só descansando na beira da piscina.

DSC01054 DSC01047 DSC01050 DSC01051 DSC01053

Nesse dia tinha mais um aniversário e ptt mais uma ligação para o Brasil, dessa vez foi para a Jo e logo depois jantar com show de danças típicas.

E no dia seguinte, partimos com destino a Hue. A viagem durou 3 horas de carro e passou por lugares lindos, foi bem agradável.

  DSC01057 DSC01059 DSC01065DSC01062

 

Nossa primeira parada foi em Tu Duc Tomb. O Imperador Tu Duc teve o mais longo reinado de um monarca da dinastia Nguyen, governando de 1848-83. Embora tivesse mais de uma centena de esposas e concubinas, ele foi incapaz de ter um filho (possivelmente ele ficou estéril depois de contrair a varíola). Assim, coube a ele escrever seu próprio epitáfio sobre as obras do seu reinado. Ele sentia que isso era um mau presságio, mas o epitáfio ainda pode ser encontrado inscrito em uma pedra no pavilhão leste da tumba do imperador.

Tu Duc começou a planejar seu túmulo antes de sua morte em 1883. As partes principais do complexo foram concluídas 1864-67, juntamente com os edifícios futuros do templo que serviu como um retiro para Tu Duc e suas muitas esposas durante sua vida. A construção da tumba exigiu muito trabalho escravo e cobrança de impostos extra, que gerou uma tentativa abortada de golpe de Estado em 1866 . Pelo resto de sua vida, Tu Duc continuou a usar o túmulo e edifícios do palácio como local de residência.

Curiosamente, apesar da grandiosidade do local e da quantidade de tempo gasto aqui Tu Duc, foi enterrado em um local diferente, em algum lugar secreto em Hue. Para manter o segredo os 200 trabalhadores que enterraram o rei foram todos decapitados depois de terem retornado da rota secreta. Até este dia, o túmulo real de Tu Duc permanece oculto.

DSC01093 DSC01069 DSC01077 DSC01081 DSC01084 DSC01091

Após o almoço visitamos um lugar lindo, a Cidade Imperial um dos lugares mais bem preservado de várias fortalezas e quarteirões reais que existiam no local.

Incenso.

DSC01094

No início do século 19 o Imperador Gia Long consultou um geomancer para encontrar o melhor lugar para construir um novo palácio e fortaleza. O geomancer escolheu o presente local, Hue. O Imperador pretendia recriar, na sua forma abreviada, uma réplica da Cidade Proibida, de Pequim. Ao seu comando, dezenas de milhares de trabalhadores foram recrutados para cavar um fosso de dez km e paredes de barro para formar o perímetro exterior da fortaleza. Mais tarde, as paredes de barro foram substituídas por paredes de pedra de dois metros de espessura, construído no estilo do arquiteto militar francês Vauban. O Imperador decidiu construir o seu próprio palácio no interior das muralhas da cidadela ao longo do lado leste do rio mais próximo. Um conjunto, delimitado por um numero menor de muros e fossos definiu a área da "Cidade Proibida Púrpura", onde o Imperador construiu uma rede de palácios, portões e pátios que serviu como sua casa e o núcleo administrativo do Império.

Até o momento que o último imperador do Vietnã deixou o cargo em meados do século 20, a Cidade Proibida Púrpura adquiriu dezenas de pavilhões e centenas de quartos. Embora sem a manutenção adequada (a cidade sofreu com cupim e tufões freqüentes), continuava a ser um espetáculo imponente. Tudo isso mudou em 1968, quando forças militares americanas no Vietnã, reagindo à revolução comunista de Hue, ordenou a retomada da cidade. Bombas americanas deixaram a uma grande parte da cidade em escombros, poupando apenas um punhado de edifícios.

Atualmente, a cidade foi declarada pela UNESCO e as construções remanescentes foram cuidadosamente restauradas. Mas, muito do local foi tão danificado que foi entregue aos campos de arroz. Mesmo assim, os edifícios restantes são suficientes para dar ao visitante uma sensação de como a interpretação vietnamita da arquitetura imperial da China foi adaptada à sua cultura.

 

 

DSC01136

 DSC01103DSC01108   DSC01113 DSC01124 DSC01141   DSC01128 DSC01131 DSC01126DSC01127DSC01096

Depois dessa maravilha , fomos visitar Thien Mu Pagoda

Construído em 1601 entre o rio e uma floresta de pinheiros, a Thien MU Pagoda ("Senhora celestial Pagode") é um dos mais antigos e bonitos edifícios religiosos do país. A construção do Thien Um Pagoda tem sua historia baseada numa lenda local: uma mulher de idade apareceu na colina e disse que um Lord poderia vir e construir um pagode budista para prosperidade do país.

Ouvindo a lenda o Lord Nguyen Hoang ordenou a construção do pagode Thien Mu. A construção começou em 1601 e teve continuidade pelo Lord Nguyen Tan Phuc em 1665. O Lord Nguyen Phuc Chu contribui com um grande sino em 1710 e e um epitáfio de pedra erguido sobre as costas de uma tartaruga em 1715. O pagoda foi gravemente danificado em 1943, mas foi então totalmente restaurado por mais de 30 anos.

Nesse templo, vimos mulheres , as roupas são cinza e os monges possuem faixas de cabelo que é cortado de 3 em 3 anos quando eles decidem entre ficar ou abandonar o templo. Têm muitos jovens pobres e órfãos.

DSC01172  DSC01151 DSC01152 DSC01153 DSC01155 DSC01159 DSC01169

Na volta, um passeio pelo Rio Perfume, parece até poético, mas foi um passeio totalmente desnecessário, somente para compras, depois disso nos instalamos no Hotel e nos preparamos para nosso próximo destino: Saigon ou seria Ho Chi Minh City.

4 comentários:

Isabel G disse...

Olá Veroka

Estou a programar uma viagem ao Vietnam e Camboja com uma amiga. Nas várias pesquisas que tenho feito na net, vim "parar" aqui ao seu blog. A nossa viagem já está mais ou menos programada, mas tenho tido algumas duvidas sobre o tempo necessário para visitar essa zona do Vietnam de que fala.Não resisti a fazer-lhe algumas perguntas! Será que 2 noites/3 dias será suficiente? É claro,não perdendo tempo nos tais locais de venda para turistas! IOL
Além da "seca" que se apanha, nem sempre são as melhores compras.Como vamos por "conta própria", será fácil arranjar um guia? As minhas desculpas Veroka por este interrogatório todo. Fique bem. Isabel

Veroka disse...

Oi Isabel, essa região é muito bonita e acho que 3 dias serão suficientes, um pouco corrido mas dá para ver os principais atrativos do local que é bem legal. Sobre o Vietnã, só tenho um adendo a fazer sobre Saigon, se vc estiver planejando passar por lá , não precisa mais do que 2 dias, e se te oferecerem uma visita ao templo do Caodaismo e ao Cu Chi que são uma imensa rede de túneis subterrâneos localizados no Cu Chi distrito de Saigon, não vá os lugares são pouco interessantes e a viagem muito cansativa. Quanto ao guia , não sei te informar pois já fomos com os guias contratados. No mais aproveite bem que a viajem é maravilhosa. Olha te respondi por aqui, pois não tinha outra forma de contato. Boa Viagem ... Vera

Veroka disse...

Oi Isabe, eu de novo. rsr Querendo mais informações, pode perguntar a vontade. Abraços

Isabel G disse...

Olá Veroka
As minhas desculpas de só agora estar a responder. Estive fora uns dias, sem acesso à net. Obrigada pelas suas dicas.São sempre uteis, sempre vamos tendo uma noção maior do que vale e não vale a pena ver, pois o tempo de que dispomos não é muito. Vamos concerteza voltar a contactar. Quando regressar prometo dar um feed back. Se entretanto precisar de alguma coisa deste lado do atlântico, ou pensar visitar Portugal, estou à sua disposição. O meu endereço de mail é migs19@gmail.com. Mais uma vez muito obrigada e até breve.
Isabel Garcia