terça-feira, 4 de maio de 2010

Laos - Vientiane

E no nosso terceiro dia chegamos ao Laos, mas precisamente na capital – Vientiane e fomos direto fazer um tour, aqui também tínhamos carro e guia só para nós, diferente do de Bangkok ele era ótimo, super culto nos explicou várias coisas sobre o Budismo, que aqui no Laos é praticado na sua forma mais ortodoxa.

E como não podia deixar de ser lá fomos nós de templo em templo, rsrs

Vat Sisaket foi construído entre 1819-1824 perto do Palácio Real, no centro de Vientiane City,por ordem do último rei de Vientiane, Anou. Em 1827-1828, os siameses arrasaram a cidade e obrigaram a maioria da população para o exílio, atravessando o rio Mekong. Todos os templos foram destruídos, exceto o Vat Sisaket, que continuou a funcionar como um mosteiro no século 19, apesar do êxodo da cidade.Vat Sisaket é o único templo de Vientiane que sobreviveu em sua forma original, uma restauração parcial foi feita em 1920 pelo príncipe Phetsarath.

Nesse templo existe um claustro, com uma rica coleção de estátuas budistas, são milhares de estátuas provenientes de templos destruídos.

Laos (7) Laos (1) Laos (2) Laos (3) Laos (4)

Ho Phra Keo (Templo do Buda Esmeralda) é um dos templos mais sagrados do Laos. Construído em 1565 como um santuário e capela real para a famosa estátua do Buda de Esmeralda. A estátua foi roubada de Chiang Mai, na Tailândia em 1551, em 1779 foi recuperada pela Tailândia em um ataque a Vientiane . Ho Phra Keo foi destruído no ano 1828-1829, reconstruído em 1936 e renovado em 1993. Estátua do Buda Esmeralda ainda está na Tailândia e, por conseguinte, o templo é chamado Ho Phra Keo (Altar do Buda de Esmeralda). No santuário existem muitas outras estátuas raras de vários lugares do Laos.

 Laos (13) Laos (14) Laos (15) Laos (16)Laos (17)

Phra That Luang este templo brilhante de ouro é símbolo nacional do Laos. Não importa quantas fotos você já viu antes de você chegar, o primeiro vislumbre, até mesmo de uma milha de distância, vai te tirar o fôlego. Esta stupa, que mede 45m de altura, não é original, a primeira, construída em 1566 pelo rei Setthathirat sobre as ruínas de um templo Khmer do século 12, foi destruída quando os siameses atacaram Vientiane em 1828. Foi reconstruída pelos franceses em 1900, mas o povo Lao criticou como não sendo fiel ao original. Ele foi demolido em 1930 e remodelado para se tornar o que você vê hoje. A stupa é construída em etapas. No segundo nível, há 30 stupas pequenas, representando os 30 méritos budista, ou etapas para a iluminação. That Luang é o lugar onde acontece um dos festivais mais importantes do Laos , que se realiza no início de novembro.

Laos (21)Laos (27) Laos (18)  Laos (23) Laos (25)

 

E finalmente uma construção que não era um templo, fomos visitar o Patouxay ou o Portão da Vitória, que é a versão laosiana do Arco do Triunfo em Paris. Este novo parque foi recentemente renovado sob a assistência da China.

Laos (28) Laos (34) Laos (31) Laos (32) Laos (33)

Após o portão fomos levados ao hotel e fomos instalados no melhor quarto que me hospedei até hoje, até lavabo tinha, uma mordomia de vez em quando faz bem.

Após um breve descanso, fomos passear pela cidade, que é bem pobre e um pouco suja, mas tem um charme especial, ppalmente no fim de tarde na beira do Rio Megong.

 Laos (35) Laos (37) Laos (38) Laos (40) Laos (41) Laos (42) Laos (44)Laos (45)

Jantamos no Hotel e no dia seguinte partimos para nossa próxima parada – Luang Pra Bang. O nosso voô atrasou 2 horas e também o guia teve que comprar os bilhetes pois a agencia não tinha feito a reserva, foi uma correria.

Nenhum comentário: