segunda-feira, 13 de julho de 2015

Resum 2015 - A Cirurgia

E o ano começou diferente, sem viagem e sem perspectiva de alguma acontecer durante o ano, pois estava decidida a efetuar minha cirurgia de quadril, já estava com dores há mais de um ano e não poderia deixar de para depois. Passei por vários médicos do convênio e nenhum fez os exames necessários para descobrir  o meu problema  que era um desgaste no quadril, só o médico particular que acertou e propôs a colocação de uma prótese , só que para efetuar a cirurgia com ele teria que pagar a módica quantia de R$ 60.000,00, sem condições, fui atrás de um médico de convênio e encontrei um, que me deu o mesmo diagnóstico mas que ele infelizmente só operava no Hospital Sírio Libanês  ou o Hospital São Luiz Morumbi e que no momento meu convênio não estava autorizando cirurgia nesses hospitais, e qual seria a saída, procurar outro médico que operasse em algum hospital que o convênio autorizasse ou esperasse abrir as autorizações para os dois hospitais em questão. Deixei meu nome com o médico, que me avisaria quando isso acontecesse.  Enquanto esperava , fui pesquisar outras alternativas, mas como sou bem lerda, antes que isso acontecesse as cirurgias no Hospital São Luiz foram autorizadas e minha cirurgia foi marcada a principio para o dia 10/04, porém o convenio não autorizou em tempo e a cirurgia foi transferida para o dia 14/04.
Devo confessar que fiz a cirurgia por ser desencanada e entreguei na mão de Deus, pois quando não aguentava mais, pedi a Ele que encontrasse uma solução para o meu problema e no dia seguinte a secretária do meu médico ligou pedindo meus documentos e exames para agendar a cirurgia e avisou que demoraria mais ou menos um mês para a mesma ser agendada  pois o convenio pedia 20 dias utéis para autorizar. O tempo foi passando e nada de me ligarem para pedir exames pré-operatórios quando faltava uns 10 dias, marquei a consulta com o médico e ele se espantou que eu ainda não tinha feito os exames, sem comentários. Exames solicitados, agilizei o processo e um dia antes da primeira data levei os exames para ele ver, antes de continuar alguns comentários  sobre o Doutor: ele não explica nada de nada, tudo eu tinha que perguntar , não fez nenhum histórico médico, nem sabia que sou safenada, lacônico e como eu também sou, vão imaginando a merda que deu.
Continuando a saga, no dia que levei os exames, contei sobre a minha condição e ele todo surpreso perguntou, cadê os exames do coração (eletro, eco) , eu não pedi? Não doutor o senhor não pediu , todos os exames solicitados estão ai.  Que estranho, costumo solicitar esses exames até para quem é mais jovem do que você. Quase estrangulo o cidadão, mas isso não foi tudo. Você está tomando AS,  parei  faz um 3 dias, melhor nem falar lá no hospital senão o anestesista pode não querer te operar, vou solicitar um eletro para antes da internação , mas fique sabendo que a cirurgia pode não acontecer.  Só não cancelei a cirurgia, pois tinha pedido uma solução para Deus e foi  essa  que ele me apresentou.
Por total falta de instruções, eu achava que não precisaria de ninguém para ficar comigo, ficaria sozinha e minha vizinha e amiga Fátima me ajudaria com a comida, na última hora tive o bom senso de pedir ajuda para o meu primo Wilson e foi uma dificuldade para fazer esse pedido, sou muito orgulhosa, não gosto de pedir nada para ninguém. Na verdade achei que ele e a esposa estavam viajando e que eu não teria a companhia de ninguém nem no hospital, fiquei apavorada e fui falar com a Fátima, que me propôs contratar sua empregada que é bem descolada.  Quando liguei para minha afilhada, ela me disse que o pai ainda não tinha ido viajar , então pedi ajuda e ele e a esposa Jô estão me acompanhando desde 14/04, eles mudaram para a minha casa e foram meus anjos da guarda.
Voltando à cirurgia, ela foi um sucesso e desde lá não senti mais dor, mas a recuperação foi horrorosa nos primeiros dias, só andava de andador, dormia praticamente sentada (não podia dormir de lado), o banho era sentada e eu não conseguia fazer quase nada sozinha, até deitar e levantar da cama eu precisava de ajuda, isso me deixou transtornada e durante a noite eu tinha chiliques, chorava sem motivo, um horror, meus primos ficavam desesperados sem saber o que fazer, pois dor eu não sentia nenhuma, mas estava numa depressão só.  Eu parei de fumar após a cirurgia e todo esse stress foi por culpa da abstinência, pois foi só eu voltar a fumar que a depressão passou, eu continuava não dormindo bem durante a noite, mas não tinha mais chiliques.
Outro problema que tive foi de inchaço nas pernas, o Doutor lacônico estranhou e pediu para eu fazer exame para eliminar a suspeita de trombose, comum em cirurgias desse tipo, felizmente tudo estava bem, mas minha perna não desinchava, mesmo fazendo fisioterapia todos os dias, então fui me consultar com minha vascular e diferente do Doutor, ela explica tudo direitinho, disse que eu deveria ter feito a cirurgia com uma meia elástica que isso minimizaria o problema e me recomentou uma outra médica especialista em edemas que possui uma técnica de enfaixamento que reduz o edema e lá fui eu, comecei numa quarta feira e fui enfaixada até na segunda, tinha que ir todos os dias, inclusive sábado e domingo. Ainda não estou totalmente boa, mas o inchaço sumiu e devo voltar a trabalhar no próximo dia 16. Estou usando meia  elástica todos os dias e minha perna não voltou a inchar, mas  a coxa continua inchada num processo normal nesse tipo de cirurgia.  
Comecei a fazer fisioterapia em casa com uma terapeuta do hospital, a Priscila, uma graça, mas como o convênio não cobria, fiz 5 sessões e depois passei a utilizar a clinica do Doutor,  e foi muito bom, as fisioterapeutas de lá são ótimas especialmente a Samia e a Dani, mas achei a recuperação muito lenta , pensei que voltaria a trabalhar em dois meses, mas  serão 3 meses de licença, a boa noticia que recebi uma parte do salário até dia 02/07. A parte oficial não recebi, pois como sou aposentada o INSS não faz dois pagamentos para a mesma pessoa.
Após os primeiros 15 dias, os meus primos voltavam para a casa deles nos fins de semanas e eram substituídos por mais alguns anjos que tenho na minha vida,  a Marta , a Cida e a Maria Antonia , depois de uns 40 dias passei a ficar sozinha e um dos fins de semana fiquei na casa do Ronaldo.  Devo mencionar a Lu, o Isra, o Julio e a Fabi que me visitaram algumas vezes em casa nos fins de semana que fiquei sozinha. Menciono também a Fafá que foi minha companheira das tardes, vinha quase sempre para me animar.
Nos primeiros dias, eu ficava um bom tempo assistindo a série Merlin, no Netflix, depois li alguns livros, comecei a tricotar, estudar inglês e pintar o Livro Jardim Secreto que ganhei da Camila no fim de semana que a Cida ficou comigo.
Nas duas últimas semanas comecei a organizar a bagunça que estava minha casa, organização essa adiada por meses.
Meus primos além de meus anjos foram meu Casal de Aluguel, o Wilson arrumou diversas coisas em casa, fez o licenciamento e manutenção do carro, me ajudou na organização da casa e a Jô cuidou das minhas plantinhas, organizando minha varanda, além de me alimentar e ajudar com o banho e me vestir.
 Esse tempo todo me fez ver que não devo parar de trabalhar pois se ficar em casa, do jeito que sou devagar, vou passar os dias de pijama, assistindo TV e comento.
No hospital  tive as seguintes visitas: Silvia, Ery e Célinha, Silvestre, Eduardo, Ana, Dna. Cléria, Preta , Renata, Patrícia, Murilo, Junior, Leco, Marta, Léo, Renato , Natasha, Gilberto, Maísa e o Wilson e a Jô ficavam comigo durante o dia e a Jô de noite.

Em casa foram me visitar, a Marta, Léo, Renato, Natasha, Luciana, Israel, Rafinha, Julio, Fabiana, Julia, Lídia, Samara, Celinha, Elaine, Nelson, Dudu , João Victor, Patrícia, Leco, Murilo, Preta, Fábio, Maria Antônia, Bertolina, Milton , Teresa, Claudinha, Ronaldo, Dna. Cléria, Eduardo, Valter , Fátima, Silze, Magali, Maísa, Milton, Regina , Fátima, Olga, Sonia(11oand), Veruska, Marquinhos, Guilherme, Marcio, Diego, Cida, Camila, Flávia e Milena, Junior, Sonia, Silvestre.

Nenhum comentário: